Química Perfeita - Simone Elkeles

Química Perfeita,
de Simone Elkeles
por Editora Underworld
2011 / 307 páginas.
Há algum tempo vinha querendo ler este livro. Motivos? A capa — linda — e a sinopse. Confesso que sou fã de histórias que envolvam a típica garota rica e popular e um bad boy. E a trama de Química Perfeita se desenvolve com personagens assim. No começo imaginei que seria só mais um livro com romance previsível e cheio de clichês e ao lê-lo pude confirmar que sim. Não tenho nada contra livros assim, até gosto. Porém, com este não funcionou. A autora tinha uma boa premissa, e muito boa por sinal, contudo não soube aproveitar. Química Perfeita tinha tudo para ser um ótimo livro, mas não foi, apenas bom. O que só lamento.

Simone Elkeles nos conta a história de Brittany Ellis, uma garota rica e popular que namora o capitão do time de futebol. Os dois são vistos como o casal perfeito, mas poucos sabem que Brittany não quer ser assim. Ela é olhada por todos como algo que não é e que nem quer ser, mas por conta de seus exigentes pais acaba sendo a filha perfeita. Já Alejandro Fuentes é mexicano e pobre, visto por muitos como um verdadeiro marginal, uma vez que ele faz parte da violenta gangue Sangue Latino. Como vemos, um é o oposto do outro.

Após um novo mapeamento de sala, a professora de Química da turma resolve separar os alunos em duplas onde os mesmos terão que trabalhar juntos por todo o ano letivo. Como esperado, Brittany e Alex são escolhidos para ficarem juntos e é claro que nenhum concorda com a escolha feita pela professora. Alex para tirar proveito da situação faz uma aposta com os amigos. Terá que conquistar Brittany e levá-la pra cama até o Dia de Ação de Graças. A partir de então, vemos pouco a pouco onde a "química" dos dois podem levá-los.

No começo imaginei que seria um livro interessante pois aborda assuntos como discriminação, preconceitos, estereótipos e mostra a realidade de muitos jovens. Mas a verdade é que a história se desenvolve sem nenhuma emoção e isso de certo modo tornou o livro cansativo. Embora o enredo tenha partes legais, o resto é mais do mesmo. Em nenhum momento senti a leitura se tornar intensa, ou até mesmo me fazer ansiar. Momentos como a aposta que Alex faz de conquistar a Brittany e a constante pressão que a mesma sofre do seu namorado para transarem mereciam um destaque maior, uma vez que a autora passa quase todo o livro falando que a Brittany é virgem e quando ocorre a primeira vez da garota fica como muitos dizem "por isso mesmo". O mesmo para o desfecho do livro e principalmente para a irmã de Brittany, a Shelley. Sendo essa minha grande decepção. A autora não soube desenvolver a história e tornou-a forçada.

Contudo, tenho que admitir que tanto os personagens — principalmente o Alex — como os diálogos são muito bem construídos. Os capítulos são alternados entre Brittany e Alex, o que eu gostei muito, pois vemos a trama se desenvolver de acordo com o ponto de vista de cada um. É um livro de romance juvenil, com boas doses de ação, diálogos cômicos com palavões, sim e muitos, e que passa uma boa mensagem no final. Entretanto, para mim não funcionou e foi uma decepção, uma vez que esperei bem mais do livro. 

Química Perfeita é um livro de opiniões controversas, então vale sim lê-lo se ele faz o seu tipo de leitura. Não funcionou para mim a forma como a autora desenvolveu a história, mas para você pode. 

Comentários

  1. Eu gostei do livro, não é aquele livro perfeito nem nada (dei só três estrelas), mas como li sem expectativa alguma, sem ter lido opiniões e nem a sinopse não cheguei a me decepciona e até gostei do final (o filho deles) achei bem legal essa parte.
    Mas tenho que concorda com você falto desenvolve algumas coisas, porem acho que a autora se foco mesmo só no romance deles e tals.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho essa mesma vontade que você tinha, de ler esse livro por causa da capa e da sinopse. Afinal quem não adora historias com esse cliché entre a menina rica se apaixonar pelo bad boy? rs
    Confesso que fiquei sem expectativas depois da sua resenha, mas ainda quero ler o livro ><

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, se você curte esse estilo leia sim o livro. Não funcionou pra mim mas pode sim pra você. E assim você tira suas próprias conclusões. :D

      Beijos!

      Excluir
  3. O NOME DO CARA É ALEJANDRO? UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU DON'T CALL MY NAME DON'T CALL MY NAME... ALEJANDRO (8) Desculpa, extase do show da Gaga HGJKFHJGKFHJGHFJKGHFJKG

    Ah, eu não gosto de livros clichês, e como pelo que li, esse é mais um nem me interessei. Sei lá, não gosto de livros do tipo "garota popular, tem tudo o que quer, mimimimi, revira-volta, mimimimi, fica com quem menos se espera, fim". Pode ter sim a menina popular que perde tudo, mas tem que ter um enredo interessante.

    Saudades de ti no meu blog, hein? u_u

    Tem post novo no blog! Beijos e bom feriado!

    http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que pena que o livro não foi lá essas coisas. :/
    Não tenho grande interesse nele, apesar de também ser apaixonada pela capa e querer tê-lo aqui só por causa dela. <3
    Eu também curto um clichê de vez em quando, mas ele tem que saber nos envolver. Quando isso não acontece, aí complica. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sendo o tipo de livro que eu gosto e costumo ler, não sei se eu leria. Não sei porque, mas ele não me chamou a atenção :/

    ResponderExcluir
  6. Ahh mo ruim quando vc espera muito do livro e fica a desejar neh ??
    =/
    Eu não o conhecia mas de verdade não me chamou a atenção !
    Bjos e boa sorte no sorteio viw =D
    Bjos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Raah!
    A sinopse é bastante convidativa bem como a capa do livro. Ao ler sua resenha, me interessei em conhecer melhor essa história porque adoro um romance clichê (rs). Deixei anotado no Skoob para não esquecer. ;)
    Boa semana!
    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby! Quando ler o livro volta aqui e conta o que achou! Skoob é ótimo pra essas coisas, rs. (:

      Excluir
  8. Desanimei um pouquinho do livro depois de sua resenha, mas quem sabe eu não acabo lendo ele um dia...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Raah!
    Como ainda não li o livro, só li algumas partes da sua resenha, rs.
    Espero não desanimar com a trama! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro em e-book. E já tinha tanta vontade de lê-lo agora danou-se tudo ^^
    Beijoos
    Brubs

    ResponderExcluir
  11. Também adoro livros que tem a garota rica e o bad boy! hahahah
    Não me incomodo com clichês, mas nem sempre gosto deles =/
    Pena que você se decepcionou com o livro, é muito ruim quando esperamos muito de uma história e ela não é nem de longe parecida com o que esperavamos.
    Ainda assim pretendo ler o livro, estou com vontade faz um tempo, mas agora sei que não preciso de pressa e nem vou esperar muito dele :p

    ResponderExcluir

Postar um comentário