A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo #1) - George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos
(As Crônicas de Gelo e Fogo #1),
de George R. R. Martin
por Editora LeYa
2010 / 592 páginas.
Não poderia ter escolhido livro melhor para começar 2013! Digo isso porque George R. R. Martin se revelou através de A Guerra dos Tronos ser um dos melhores escritores no qual já pude ler uma obra e por isso acabou se tornando um dos meus autores favoritos. Na verdade não tenho palavras para descrever um livro tão bom como esse e o quão maravilhosa foi essa leitura. Foi impossível largar o livro até a última página.

No primeiro livro da aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo, George Martin nos leva através dos Sete Reinos — Westeros —, um lugar repleto de mistérios, intrigas, traições e muita aventura com direito a reis e rainhas, lordes e damas, assassinos e bastardos onde todos tem apenas um objetivo: o Trono de Ferro. A Casa Stark é uma que está entre esse conflito mortal, pois após Eddard Stark — Ned — aceitar o pedido do velho amigo Robert Baratheon para ser a Mão do Rei, se vê envolto de mentiras e dúvidas em relação aos Lannister. A última Mão teve um destino inesperado e Eddard suspeita que Rainha Cersei seja a verdadeira culpada, o que leva a atual Mão a investigar o clã Lannister. Sua intenção agora é proteger o rei. 

Nesse meio tempo, acompanhamos os demais personagens. Jon Snow, filho bastardo de Ned está a caminho da Muralha, um enorme paredão de gelo que separa o Norte de terras misteriosas onde é sempre inverno e palco de terríveis mistérios. Daenerys Targaryen — Dany — faz parte dos planos de seu irmão Viserys pela sua busca de poder. Tyrion ou Duende como é conhecido é um anão e irmão da Rainha Cersei e Jaime Lannister, que apesar de desprezado pelo pai e irmãos continua fiel e defende sua Casa com unhas e dentes. Catelyn Stark, esposa de Eddard parte para Porto Real a fim de descobrir respostas para perguntas que tanto lhe atormentam e receosa com o destino do marido deseja ajudá-lo a lidar com os Lannister. E assim por diante os muitos e complexos personagens criados por Martin seguem seus caminhos.

Com capítulos alternados entre os personagens principais — Catelyn, Daenerys, Eddard, Jon, Arya, Bran, Tyrion e Sansa —, cujo título recebe o nome de cada um, George nos leva através de uma história épica genial e muito bem articulada. São todos bem construídos, um tanto complexos na verdade e que a partir do ponto de vista de cada podemos analisar a história de vários ângulos diferentes. Tudo na medida certa.

Algo que me surpreendeu muito foi a narrativa do autor, é incrível. É em terceira pessoa e muito fluida e ágil, o que me fez ler o livro bem rápido levando em consideração o numero de páginas. A cada página eu era surpreendida com uma nova reviravolta e que na maioria me deixava angustiada. George tem a capacidade de nos fazer torcer por um personagem em uma página e na seguinte odiá-lo. Com A Guerra dos Tronos senti um misto de emoções jamais sentida com qualquer outro livro. Pra mim, foi uma leitura surreal.

Muitos consideram como pontos negativos a vastidão de lugares citados no livro e os personagens com suas Casas e linhagens. Eu particularmente amei cada descrição detalhada do autor e isso não me atrapalhou em nada. Os mapas e o apêndice com todas as Casas no final do livro me ajudaram muito ao decorrer da leitura. Contudo, é um livro para adultos e que deve ser lido com bastante atenção. O diferencial nos livros de Martin são os detalhes, e aqui são muitos. E por ser uma fantasia, enganasse quem pensa que tudo são "flores". Há bastantes cenas de sexo com direito a incestos e estupros. A violência é algo que está muito presente também, uma vez que sempre há batalhas, e em batalhas há mortes sangrentas.

A Guerra dos Tronos se revelou uma grande surpresa. Eu como amante de fantasias com um toque medieval não poderia ter escolhido livro melhor. George R. R. Martin é dono de uma imaginação extremamente criativa e sem limites capaz de transpor o leitor a outro universo. Valeu muito a pena as madrugadas em claro!

Comentários

  1. Humm eu to enrolando pra ler esse livro, eu comprei os tres primeiros e ainda nao os li, mas pela sua resenha, parece ser uma história bem instigante - cheio de famílias,batalhas... Deixa eu perguntar: as letrinhas, são muito pequenas ou em tamanho normal? Eu dei uma folheada mas achei um tamanho medio - como da Universo dos Livros. Adorei sua resenha, vou lê-lo em breve c:
    Ah, tudo bem rsrs
    Ah, espere uma promoção pra comprar wake-fade-gone , porque quando voce pega o livro na mao e ve como eles são fininhos, dá até agonia rsrs
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm! Comparada a outros livros, eu achei pequena as letras. Se desse tamanho o livro já é enorme, imagine se a letras fossem maiores, rs?! E que bom que você já tem os três primeiros livros, pois se você ler e gostar a vontade vai se de terminar um e já começar o outro!

      Beijos!

      Excluir
  2. Este é um dos melhores livros da atualidade, eu parei no segundo e não vejo a hora de ler os demais.

    Bjos!

    Cida

    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não sou muito fã de livros desse tipo, mas depois da sua resenha fiquei com muita vontade de ler! HAHAHA. A propósito, muito boa a sua resenha!

    Letícia
    @resuminho
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raysa.
    Adorei sua resenha! Concordo plenamente. O livro é incrível, a narrativa é ótima, os personagens são complexos e envolventes, a história é de tirar o fôlego. Li os quatro primeiros da série. O quinto está na estante esperando. :) Virei super fã do George R. R. Martin.
    Também amei seu blog e estou seguindo. Obrigada pela visita e pelo comentário. ;)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já comecei a ler este livro e tive de interromper a leitura e desde então, venho enrolando para continuar a ler este livro. Pelo que li, o livro parece ser realmente muito bom. E eu adorei a sua resenha, ela ficou muito boa e despertou ainda mais a minha curiosidade.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar nesse título, mas achei que era um filme ou um game... Afinal, é um livro... Acabo de me sentir a mais burra das criaturas! rsrs
    Mas fiquei muito curiosa. É bem o meu tipo de livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor.
    Eu sou louca para ler essa série. Essa semana eu comprei 5 volumes, mas não tive coragem de começar a ler ainda.
    Eu adoro fantasia e histórias medievais, então não tem como eu não amar esse livro hehe
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia! Pra você que é fã do gênero tenho certeza que será uma boa leitura, assim como foi pra mim. ;)

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, Raah! Tudo bem?
    Todo mundo fala super bem dos livros do George R. R. Martin. Ao ler a sua resenha, fiquei com vontade de conferir a trama! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu NECESSITO ler essa Série... Sei lá, tenho um medo de comprá-la no sub e algum livro vim amassado #crazy. E sempre que vou na Saraiva esqueço dela... Apf, vou por um despertador no celular quando for lá, haha.
    Adorei sua resenha, elevou minha curiosidade... 5 Estrelas é coisa pra caramba hein.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e sua resenha me deixo com mais vontade ainda, so tenho receio de começar e parar porque apesar de amar fantasia tenho a minha queda gigante por romaces e chick lits e não gostar muito de guerras, mas vou tentar ler com certeza.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Raah você me deixou com fome desse livro, amei a resenha, quero muito lê-lo, beeijinhos amiga

    ResponderExcluir
  12. esse livro simplesmente é incrível, a serie é minha preferida. ja estou no festim dos corvos. o terceiro é o melhor, é nele que descobrimos vários coisas surpreendentes. e é incrível que esse livro é grande, mas é tão envolvente que quando a gente vê já esta no finalzinho rs
    amei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Realmente, o livro é bem grande, mas por ser tão envolvente quando vemos já estamos no final. Já estou terminando o segundo e ansiosa pelo terceiro. É uma série muito boa!

      Beijos!

      Excluir
  13. Eu esqueci de avisar tem um meme pra você lá no blog http://docetimidez.blogspot.com.br/2013/01/meme-7-coisas.html
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Resenha incrível, foi a primeira que me deixou com vontade de ler o livro. Pelo que você descreveu esse é exatamente o tipo de leitura que eu gosto. Amo livros cheios de detalhes, pra mim é uma prova do talento do autor essa capacidade de criar uma obra tão detalhista e com tantos personagens, sem se perder em nenhum momento.
    Já está minha wishlist =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Também estou doidinha para ler essa série. Vou esperar baixar o preço do box no submarino para poder comprar. Gostei tanto daquela edição de luxo, é realmente um luxo! Haha.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Este livro esta na minha lista de 5 livros para ler ainda este ano.
    Quero muito e a muito tempo, rs!
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Raah! Tive que pular essa resenha, simplesmente por medo de spoilers e por ser o próximo livro que eu vou ler XD. Na verdade, era pra ter começado já, mas coloquei alguns na frente. De qualquer forma, o "★★★★★" e "Não poderia ter escolhido livro melhor pra começar 2013!" me animaram, acredito que semana que vem já vou começar (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vic! Espero que goste do livro. É realmente muito bom, principalmente para os amantes do gênero fantasia. :)

      Beijos!

      Excluir
  18. Eu simplesmente AMO essa série!
    Desde que descobri não consegui mais largar, cheguei ao 4º livro sem fôlego! rsrs E estou ansiosa pelo quinto que ainda não tenho :/
    Da mesma maneira que vc eu não achei um ponto negativo a vastidão de lugares e personagens, pelo contrário, a riqueza de detalhes é incrível, só mostra a criatividade do autor! Que para mim, hoje, é um dos melhores!

    Adorei a resenha!
    Louca para ler a próxima!

    Beijão Raah!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Realmente, quanto mais detalhado melhor, logo que se trata de uma fantasia, e o autor deve nos fazer imaginar, e para isso é preciso detalhes, e muito. Nesse quesito, George R. R. Martin não decepciona, rs.

      Beijos!

      Excluir
  19. Falar de Guerra dos Tronos é uma das coisas que eu mais amo nesse mundo! HAUAHAU O livro tem um mapa, livros com mapas são os melhores, junto com a história e as personagens fantásticas. As crônicas de gelo e fogo são uma das minhas sagas preferidas e não vejo a hora de descobrir como tudo vai acabar.

    ResponderExcluir
  20. De fato, George R.R. Martin causou uma revolução não apenas no mundo literário como também no universo da cultura pop. E ainda há muito por vir!

    Abraços,

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário