A Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo #2) - George R. R. Martin

A Fúria dos Reis 
(As Crônicas de Gelo e Fogo #2),
de George R. R. Martin
por Editora LeYa
2011 / 656 páginas.
Assim que terminei de ler A Guerra dos Tronos, primeiro livro da saga GoT, comecei a leitura de A Fúria dos Reis. Não meço comentários e elogios sobre a genialidade de GRRM. Se em A Guerra dos Tronos somos apresentados a toda trama e introduzidos a um Westeros repleto de intrigas e traições, quase um caos, em A Fúria dos Reis vivenciamos o caos. O segundo livro é ainda melhor e George R. R. Martin não deixa a desejar, mais uma vez.

Após o final inesperado e instigante do primeiro livro, continuamos acompanhando os Setes Reinos, agora repleto de guerras e traições onde todos seguem com seus objetivos: conquistar o Trono de Ferro. A casa Stark além de buscar lealdade, também busca vingança contra os Lannister. Há também o misterioso cometa vermelho que enquanto atravessa o céu de Westeros, intriga a todos, onde para cada um ali tem um significado. Para alguns significa dragões, para outros, vitórias em relação à cor vermelha, ou até mesmo um prenúncio do mal.

Continuamos seguindo e conhecendo a vida dos personagens principais e é impossível não se apegar a eles. Se no livro anterior eu desejava o pior destino que um personagem pudesse ter, em A Fúria dos Reis eu implorava pelo contrário. É essa a capacidade que o George R. R. Martin tem, de fazer você odiar e no mesmo instante se afeiçoar a ele. Cada um tem a sua personalidade e isso os torna bem distintos um do outro. O destaque para mim nesse livro foi o Tyrion — ou Duende —, que teve grande proeminência — merecida — onde a cada página me surpreendia com sua astúcia e inteligência. Garanto a vocês, de pequeno só tem o tamanho e esse foi o livro dele!

Mais uma vez, o autor me surpreendeu com sua genialidade e originalidade. Apesar de o livro ser claramente sobre política (disputa pelo poder), no segundo livro somos apresentados a um aspecto mais fantasioso, que incluem dragões e feiticeiras. Também conhecemos mais sobre a Patrulha da Noite e os mistérios das terras pra lá da Muralha, ainda que superficial. Tudo muito bem detalhado — uma das características da escrita do autor.

Apesar de o livro ser dividido em capítulos, onde cada protagonista tem um destaque maior que os  personagens secundários e a narrativa do autor ser envolvente, o ritmo de leitura foi mais lento em comparação ao anterior. Ele é um pouco mais grosso, a fonte continua pequena e a trama de GRRM é muito bem articulada, o que faz com que seja necessário lermos com bastante atenção. Se não feita, você pode perder detalhes essenciais na trama.

Entretanto, os capítulos finais são eletrizantes e é impossível largar o livro. A cada página em me encontrava ansiando mais e mais para saber que destino tal personagem levaria e se continuaria vivo ou não, sendo bom ou mau. GRRM não tem pena de ninguém, e o melhor conselho que tenho a dar é: não se apegue aos personagens! As Crônicas de Gelo e Fogo é uma das minhas sagas de fantasia favorita até o momento e só quem leu sabe o quão fantástica é. Foram 656 páginas de pura ação e intrigas, com cenas impactantes e até engraçadas. Um livro dinâmico, inovador e quase obrigatório. Seria impossível não recomendá-lo!

Comentários

  1. Pretendo ler está série um dia apesar de estar negligenciando o primeiro livro ainda, todos falam muito bem da série e a estória parece ser muito boa mesmo.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou PERFEITA!
    Conseguiu captar a essência de "A Fúria dos Reis"!
    Cada livro que leio da série fico impressionada, TODOS são fantásticos, GRRM mantém todos no mesmo nível, nos envolvendo de uma forma sem explicação!
    Para mim tbm, essa é uma das minhas séries favoritas de fantasia (se é que já não é a melhor!), eu ADORO!

    COM TODA A CERTEZA!! O melhor conselho: Não se apegue a personagens, o autor não tem pena de nenhum...

    Beijão flor!
    Amei a resenha!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Eu to quase querendo ler livros com essa temática por causa dessas resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Se você gosta do gênero fantasia leia os livros do GRRM sem medo. São maravilhosos!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu não me interessei por esse livro a estória não é das minhas favoritas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rah! O primeiro livro termina de forma cruel e este embora seja mais lento, mostra a evolução da saga e que evolução, a vida além da muralha foi o que me deixou mais cheia de expectativas. Estou ensaiando para ler o terceiro livro, visto que é muito maior do que este.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá flor! Não li a resenha porque estou no começo do 1° livro mas pode deixar que quando eu terminar vou correr aqui pra ler.

    Beijos
    @blogscl
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Floooor, quero ler essa série, mas os livros são caros, mas mesmo assim vou dá um jeito lê-los.
    Adorei sua resenha, só faz eu querer ler mais e mais.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou só enrolando para ler essa série. Todos são só elogios e o tamanho do livro me chama atenção também. Não sou muito fã de livros pequenos, rs. Mas vou colocar na minha wishlist e ver se compro de uma vez. :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bom!!!

    Tenho o primeiro livro em e-book, mas ainda não peguei pra ler!!!

    Adoro livros em sequência *--*

    Beijo, Raí!!

    ResponderExcluir
  10. E eu aqui, doida para ler o primeiro. AINDA.
    Não sei o que vai ser de mim quando todos os livros forem lançados. Vou ser a única a não ter a série inteira. haha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Ah.. não li a sua resenha porque não quero spoiler, quero muito ler essa série! Quero comprar o box pocket, lindo! *--*

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  12. Cara passei só o olho na resenha, não li ela inteira, afinal to lendo esse mesmo livro agora :x
    E posso dizer?? GRRM é o CARA!! rsrs'
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não li nenhum livro dessa série, uma amiga minha leu e adorou falou que parece um filme.Não é á toa que fizeram seriado RSRSR

    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha até agora foi a única capaz de despertar o meu interesse em ler o livro, sempre que vou na livraria fico tentada a comprar esse livro e acabo nunca comprando pois gosto de ouvir opiniões de outras pessoa sobre o livro, dessa vez acredito que vou comprar o livro, ou melhor a série.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thah! Fico imensamente feliz em saber que gostou da minha resenha e que pretende ler os livros agora. Espero que gosta tanto quanto eu! :D

      Excluir
  15. Nossa, amei seu blog, está muito lindo, parabéns!
    Respirez La Mode

    ResponderExcluir
  16. Flor, estou sentindo falta de atualização do blog, não to cobrando (até pq não tenho nada haver com isso), mas adooroo vim aqui e não achei post novo.

    :(


    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú! O blog está parado essa semana pois ando sem tempo, e o pouco que me resta aproveito para ler e assistir minhas séries. O tempo certo de postagens é a cada 3 ou 4 dias. Mesmo assim obrigado, fico feliz em saber que sempre visita o blog! :D

      Excluir

Postar um comentário