Memórias Fictícias - Carina Corá

Memórias Fictícias,
de Carina Corá
por Editora Novo Século
2013 / 208 páginas
Cedido em parceria com o autor(a).
Primeiro livro da Carina Corá, autora parceira aqui do blog. Memórias Fictícias foi lançado este ano e publicado pela Editora Novo Século através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. A trama muito bem articulada do livro nos promete uma viagem pelas memórias dos personagens, levando o leitor a ser perguntar o que é real e ficção. Li o livro duas vezes e ainda não fui capaz de diferenciar um do outro. Na verdade, Memórias Fictícias mexeu com meu psicológico com sua leitura surreal, me deixando presa nessa viagem.

O livro é dividido em quatro diários escritos por três personagens: Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus. O primeiro diário é escrito pela jovem Coralina – ou Coral – e tem início com sua chegada e da mãe, Tarsila à antiga casa de Bianca, uma freira já idosa e enferma, que para Coral esconde diversos segredos e mistérios.

De início Coral se mostra relutante à escolha da mãe, e não entende como cuidar de uma senhora pode ser uma oportunidade promissora na vida das duas. Com a freira Bianca é a mesma coisa. Coralina sempre muito desconfiada não acredita nas palavras da senhora e já na chegada a casa percebe que seu relacionamento não será fácil. Bianca insisti em atiçar a curiosidade da jovem em relação à torre presente na moradia, porém sempre a alerta que a torre é sua e que deve controlar sua curiosidade, pois não permitirá que adentre no lugar proibido. Portanto, a torre será o centro da trama, onde a partir dela se dá início cada diário e assim memória.

Memórias Fictícias definitivamente me surpreendeu. Sobretudo pela trama criada pela autora ser um tanto complexa, que já no início me fez ficar presa à história. O livro é pequeno e de capítulos curtos, então a leitura foi bem rápida, em apenas uma tarde terminei o livro. A narrativa da Carina é quase poética, mas de fácil entendimento, e muito instigante, de modo que nos deixa ansioso pelo destino dos personagens.

O cenário é bem descrito e por vez me fez lembrar muito os clássicos da literatura. Na verdade, a Carina é dona de uma genialidade e criatividade que a deixa no mesmo nível de grandes autores. A autora narra os acontecimentos de forma misteriosa, e quando menos imaginamos temos uma reviravolta atrás da outra. Em vários momentos me peguei boquiaberta e sem acreditar com o caminho que a história estava seguindo.

O livro tem de tudo um pouco e na medida certa. Romance, ficção, mistério e intrigas. É o tipo de leitura que após muito terminar ainda ficar "martelando" em nossa cabeça. Ler Memórias Fictícias foi uma experiência no mínimo inesquecível e me admira tanto a Carina ser tão nova – 19 anos! – e já dona de um grande talento. Só tenho a agradecê-la pela oportunidade e confiança em ler seu livro de estreia, que recomendo sem dúvidas.

Comentários

  1. aaaah eu estou super ansiosa para ler esse livro, só vejo resenhas positivas sobre ele *--*

    Beijocas, http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É realmente um livro fantástico! Eu amei lê-lo!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro é muito bom mesmo. Li e já estou com a resenha dele pronta. Só falta eu postá-la no blog rs.
    Adorei sua resenha, flor ^^

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAA Amei a capa VINTAGE desse livro! Muito perfeita!
    Particularmente não havia visto resenhas a respeito dele! Mas me pareceu muito interessante! Adorei.

    Os quotes selecionados para a resenha estão nota 10! Com certeza vou tocar essa PlayList! :D
    Um Grande Beijoo!
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas com certeza lerei =)

    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário